COMO EMPREENDER COM SUCESSO – 5 ETAPAS

Como empreender com sucesso?

O que você precisa pra alcançar o sucesso sendo empreendedor é:

 

  1. Ter uma meta clara  – Aqui é muito importante ter visão de curto, médio e longo prazos pra sua empresa. O ideal é fazer um bom planejamento estratégico, mas se você não tem nem ideia de como fazer um, comece pelo simples. Pense onde vc quer estar em 6 meses, 1 ano, 2 anos e 5 anos. Se você não for uma pessoa acostumada a planejar, mais do que isso pode ser sofrido pra você! Pense em itens como:
    1. Faturamento anual
    2. Lucro
    3. Um objetivo qualitativo que te motive, como uma missão ou um sonho mesmo, não vinculado a números ou a dinheiro. Isso vai te manter bastante conectado com o seu negócio. 
    4. Ah e não deixe de rever suas metas semanalmente e de refazer as metas a cada trimestre. 
  2. Encontre o seu diferencial – Muita gente fazendo a mesma coisa e comunicando do mesmo jeito, ou de qualquer jeito, leva as pessoas a pensar que são todos iguais. Sabemos que existem produtos e serviços bem diferente, mesmo dentro de um mesmo mercado. Se você não está se destacando, provavelmente você está fazendo mais do mesmo ou não está conseguindo mostrar para os seus clientes em potencial o seu diferencial.
  3. Entenda o seu público – Aqui eu não estou falando de ficar imaginando o que aquela persona de x anos de idade faz ou sente. Se você não for pra campo, não conhecer o que as pessoas realmente dizem sobre o seu ramo de atuação, você não conhece os seus clientes. Então, vai pra rua, conheça as pessoas! Ligue pra elas e entenda como ela lida com o problema que você resolve. Certamente isso vai te trazer insights incríveis de comunicação para o seu negócio. Isso, inclusive, vai te ajudar a entender o seu diferencial.
  4. Tenha uma proposta de valor clara. Seja para o seu cliente, seja pra quem ainda não te comprou, isso é imprescindível. Proposta de valor é a mensagem que você passa para o cliente ou potencial cliente sobre os verdadeiros benefícios do seu produto ou serviço. O que que fica gravado na cabeça dele depois que ele passou por você? Ele precisa dar conta de passar pra frente e lembrar do que você faz de diferente. Aqui entra novamente a questão do diferencial. Não basta você dizer: eu vendo doces ou eu dou consultoria sobre gestão financeira pessoal. O que tem de diferente nos seus doces, ou na maneira como ele é feito? E qual é o diferencial da sua consultoria, ou seja, por que eu devo contratar você e não uma outra pessoa que faça o mesmo trabalho? Entender a sua proposta de valor e transformá-la em uma mensagem clara para quem passar na sua frente é crucial para o sucesso do seu negócio.
  5. Desenvolver o seu marketing mínimo viável.  Ou seja, qual é a ação de marketing que dá mais resultado e que demanda menos de você ou da sua empresa? Muitas empresas pequenas não fazem marketing nenhum e ficam confiando na indicação e no boca a boca. Já falamos no nosso canal do YouTube (vivaasegunda) que a indicação é super importante e demos dicas pra você não deixar de pedir pro seu cliente te indicar. Mas ficar somente esperando vir do outro não vai te levar ao sucesso. É importante ter alguém na sua equipe que entenda ou queira entender e investir tempo no marketing do seu negócio. Hoje em dia não estamos mais reféns de pagar anúncios caros em jornal ou de só bombar se aparecermos no comercial nos intervalos das novelas das 8. Agora cada empresa ou empreendedor pode e deve ter o seu próprio “canal de televisão” que são as redes sociais. Mas usar as redes sociais de qualquer jeito vai te fazer perder dinheiro ou tempo, ou os dois, porque sem tudo aquilo que eu escrevi acima não vai ter sucesso.

Se vc precisar de ajuda em qualquer desses pontos, pode falar com a gente. Nós ajudamos o empreendedor em todos eles. 

Acesse o site da nossa mentoria (mentoria.vivaasegunda.com.br) e marque uma conversa com a gente pelo email contato@vivaasegunda.com.br pra gente ver se a mentoria é pra você.

 

Simbora fazer diferente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *